A necessidade de Afiliação

02 dezembro 2010 Postado por Stalo Comunicação


O homem é um ser dependente dos seus semelhantes. Ele foi criado para conviver em meios sociais, diferentemente de outros animais irracionais. Essa característica humana faz com que o homem necessite fazer parte de grupos e estar afiliado a instituições sociais. Instituições criadas por ele mesmo para satisfazer essa necessidade. E estamos falando dos grupos que nos são tão comuns, que nem paramos para refletir o porquê de fazermos parte deles: família, turma de amigos, escola, trabalho, etc.

A família é um exemplo interessante de afiliação, pois não podemos escolher quem são nossos pais, irmãos e avós E mesmo assim, na grande maioria dos casos, as pessoas dependem fielmente dessa instituição, e muitas vezes são onde são formados os laços mais fortes e duradouros.

Já nos outros grupos, o homem tem a possibilidade de escolher se afiliar ou não. Claro que os fatores de conveniência e muitas vezes até mesmo interesse, influenciam nessa seleção. Amigos, colegas de trabalho e de escola, torcida do time de futebol, fã clube daquela banda preferida, pessoal da turma de inglês, partido político, fiéis da mesma igreja – todos são exemplos de associações que dependem da nossa afinidade de idéias, gostos e crenças para que nos afiliemos. Mas o importante é que nós iremos nos afiliar a muitos grupos para não vivermos sozinhos.

Esse é sem dúvida o apelo mais frequentemente usado na publicidade. Quase todos os anunciantes querem associar os seus produtos à necessidade humana de se acasalar, estar em boa companhia ou ser aceito pelo grupo. Um dos exemplos mais perceptíveis do uso dessa necessidade está em vários comerciais da Coca-Cola. Seja através de personagens ursos que alimentam os filhotes com a bebida, ou até mesmo através da figura humana, não tem como não sentir o apelo emocional da marca.

Clique aqui e assista o vídeo.

0 Response to "A necessidade de Afiliação"

Postar um comentário