Ler

19 outubro 2010 Postado por Stalo Comunicação

Todo mundo diz: as pessoas têm que ler mais, tem que ser mais cultas, tem que ter mais conhecimento de mundo, etc... Eu sou uma pessoa que lê muito. Muito mesmo! Mas não leio porque quero ter mais conhecimento... Leio porque gosto. Meu gosto pelas palavras está na imaginação. Por isso não leio de tudo... Leio o que me dá prazer. Quando conto às pessoas que já li Harry Potter várias vezes, ou que gosto de Paulo Coelho e Sidney Sheldon, as pessoas me retalham: Nossa, isso não é literatura!

Mas, quem disse q eu quero ler literatura? O que quero ler são histórias. Sou vidrada nelas. O que mais me encanta é como as palavras escritas por alguém que quase sempre nunca vi, e nunca vou ver, me fazem sair do dia-a-dia e entrar em aventuras, romances e na vida de pessoas (imaginadas ou não). Já “vivi” tantas histórias nos livros que, em determinados momentos, chego a acreditar que tenho muito mais idade dos que os meus quase 25 anos vividos.

As histórias que leio me fazem imaginar outros mundos, pessoas e lugares, situações e sentimentos. Gosto de me deixar levar pelos personagens, suas histórias de vida e seus costumes. Quando os textos são bem descritos, chego a sentir o cheiro das flores e ouvir as trilhas sonoras... Porque boas histórias sempre têm trilhas sonoras, e sempre que estou lendo estou ouvindo música. Essa é uma relação engraçada... Se enquanto estou lendo ouço alguma música, meu cérebro associa a música à história. A partir daí, toda vez que eu ouço a música, me lembro da história.

Por isso, incentivo as pessoas a lerem. Mas não porque as ensinaram na escola que elas tinham que ler.

Leiam por prazer! Leiam pela emoção! Leiam por diversão! E façam suas próprias trilhas sonoras...

Anie Karenina

0 Response to "Ler"

Postar um comentário