Administrar empresas realmente merece um curso superior com tantas especializações, matérias diferentes e áreas de atuação como os que existem. Quando se pensa que RH, marketing, administração, financeiro e tantas outras áreas diferentes são partes do administrar, se começa a ter idéia da dimensão desta “arte”.
Tomar decisões, simples do dia-a-dia, muda o rumo de empresas. Economizar, investir, saber esperar, ser agressivo em determinados assuntos, lidar com profissionais/pessoas diferentes... E quanto menor as empresas, mais concentradas ficam estas funções. E quando se fala de agência de comunicação? É a mesma coisa? Acredito que a grande diferença é o efeito sanfona.
Uma agência contrata e demite numa frequência maior que outras empresas. Quando se fecha um novo cliente, há uma movimentação em todos os setores. Atendimento, mídia, web, assessoria de imprensa (tudo dependendo dos serviços contratados) devem se preparar para atender a nova conta. Claro que não é regra, mas na maioria dos casos, sim.
O que talvez seja mais importante ressaltar, é a troca de ideias, sempre que possível, com alguém com mais experiência, pesquisas com outras empresas e de mercado. Não acredito que haja regras, mas sim um bom senso, humildade em saber ouvir e estudar muito o mercado em que se está inserido.
Euler Rodrigues
Tomar decisões, simples do dia-a-dia, muda o rumo de empresas. Economizar, investir, saber esperar, ser agressivo em determinados assuntos, lidar com profissionais/pessoas diferentes... E quanto menor as empresas, mais concentradas ficam estas funções. E quando se fala de agência de comunicação? É a mesma coisa? Acredito que a grande diferença é o efeito sanfona.
Uma agência contrata e demite numa frequência maior que outras empresas. Quando se fecha um novo cliente, há uma movimentação em todos os setores. Atendimento, mídia, web, assessoria de imprensa (tudo dependendo dos serviços contratados) devem se preparar para atender a nova conta. Claro que não é regra, mas na maioria dos casos, sim.
O que talvez seja mais importante ressaltar, é a troca de ideias, sempre que possível, com alguém com mais experiência, pesquisas com outras empresas e de mercado. Não acredito que haja regras, mas sim um bom senso, humildade em saber ouvir e estudar muito o mercado em que se está inserido.
Euler Rodrigues
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