Branding e tendências com a Estrela

21 julho 2010 Postado por Stalo Comunicação

Um dos jogos clássicos da Estrela, sucesso de vendas há 66 anos, com mais de 33 milhões de unidades vendidas, ganha uma nova versão totalmente inovadora. O Banco Imobiliário substitui agora as notas coloridas de papel pelo cartão de crédito. Além disso, as transações realizadas no jogo original no qual o jogador comprava companhias de navegação, aviação, viação ou ferroviária, agora o permitem investir em ações de marcas reais.


A nova versão recebe o nome de Super Banco Imobiliário e foi lançada na última quinta-feira (15), no Museu de Arte Moderna, em São Paulo. Foram investidos R$ 3 milhões no desenvolvimento do jogo e a Estrela espera que sejam vendidas 120 mil unidades do brinquedo, em 2010.


A grande sacada da Estrela é acompanhar as tendências de comportamento do consumidor moderno. Ao longo da história dos brinquedos, percebe-se que eles refletem a moda, a cultura e os costumes de sua época. Hoje, quando a criança acompanha seus pais às compras, nota que grande parte dos pagamentos é feita em cartão. Em uma indústria como a de brinquedos que é movida pela novidade e que cada vez mais precisa de elementos eletrônicos para despertar a atenção dos consumidores, a Estrela atentou-se para esta tendência.


Marcas fortes perceberam nessa inovação uma possibilidade de se promover, por identificarem no caráter educativo e ao mesmo tempo lúdico do jogo uma oportunidade de inserirem suas marcas, de modo que as mesmas possam ser associadas aos conceitos transmitidos com o Banco Imobiliário. Participam do jogo as marcas MasterCard, Vivo, Itaú, TAM Viagens, Nivea, Ipiranga e Fiat. Nem a fabricante nem os patrocinadores divulgaram o valor que cada um deles investiu para ter suas marcas estampadas no tabuleiro do jogo.


A MasterCard aparece na brincadeira de maneira bastante próxima do real. Os participantes, em vez de usarem dinheiro em cédulas para adquirir as propriedades, recebem no início do jogo um cartão de débito e crédito. Segundo a direção da empresa, o que atraiu a MasterCard a participar desse projeto foi a possibilidade de promover, de maneira lúdica, a educação financeira para crianças e jovens.


Do ponto de vista das outras marcas, é uma oportunidade de estar perto do consumidor de maneira diferenciada, interagindo com o consumidor final não só pelos meios tradicionais de comunicação, físicos ou eletrônicos, mas também em momentos diversos do seu cotidiano, entre eles, o lazer e a convivência social, nas suas mais diferentes possibilidades.


O Super Banco Imobiliário será encontrado nas lojas por R$ 129,90.


Gustavo Almeida

0 Response to "Branding e tendências com a Estrela"

Postar um comentário