Passe horas no Mundo dos Goos

23 fevereiro 2011 Postado por Stalo Comunicação

Você está pronto para Word of Goo? Trata-se de um jogo que com certeza vai prender sua atenção, parece um Lego, mas é mais que isso. Foi uma das grandes surpresas que tive ao conhecer o The Humble Indie Pack, a mecânica do jogo é tão diferente do que estava esperando que passei horas jogando sem nem perceber.

World of Goo pode ser classificado como um game casual, uma vez que você não precisa ficar horas e horas fazendo um level, aqui a ação é rápida e cada fase não dura mais que 10 minutos. O desenvolver do jogo é bem na base do quebra-cabeça mesmo. A história, se considerada como tal, tem duração de um ano no mundo dos Goos, começando no verão e terminando na primavera.

O principal objetivo do game é coletar o máximo de Goos possíveis e levá-los de alguma forma para um cano que irá recolher a quantidade necessária de “bolinhas” para passar de level. A concepção do game é bem simples, o que não é nada simples são os complicadores e o design de cada fase, é muita criatividade em jogo.

Os Goos como deu para perceber pelo parágrafo acima são bolinhas que conectam-se umas com as outras formando uma estrutura que deverá levar as outras, que não foram usadas para montar a estrutura, para serem sugadas por um cano. Existem inúmeras espécies de Goos no game, cada uma com sua característica e relevância.

As fases do jogo são distribuídas em cinco capítulos e cada um desses têm uma quantidade variada de fases, conforme a criatividade e vontade dos produtores. Não existem fases difíceis, o que acontece é que de certa forma o jogador se vê forçado a pensar em como resolver os desafios de cada cenário sem utilizar muitos Goos.

A jogabilidade é o ponto forte você só precisa de um mouse, ou no caso do Wii, o WiiMote. A mecânica funciona na base arraste a bolinha para encaixá-la. Pode parecer simples, mas a física presente é algo tão bem trabalhado e cuidado, que chega a ser impressionante.

World of Goo é tão viciante quanto o bom e velho Worms, porém tem o charme de ser um jogo indie muito bem feito e produzido. O fator replay do game é incrível, quanto mais você joga, mais você vai querer repetir uma fase e tentar fazê-la de uma maneira diferente. Sem falar que os gráficos são muito bem trabalhados e não ficam devendo em nada à proposta do game.

Ao coletar Goos extras eles vão para um local chamado “World of Goo Corporation” onde você é desafiado a criar uma torre com os extras que recolheu nas fases. O bacana é que se você estiver conectado a internet pode ver qual a altura das torres dos jogadores pelo mundo, elas são representados por nuvens que ficam pairando.

Com certeza, World of Goo é um game que merece estar instalado em qualquer HD, seja para jogar casualmente ou para recolher mais e mais Goos e construir a torre mais alta de todas.


Pedro Célio é diretor de arte da Stalo Comunicação

0 Response to "Passe horas no Mundo dos Goos"

Postar um comentário